A assertividade

A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia-se na infância sendo esta um período decisivo para a aprendizagem de habilidades sociais. Embora a aquisição destas skills se dê maioritariamente em contexto familiar, com os pais, irmãos, a realidade é que também se verifica em contexto escolar com colegas de escola, amigos e professores.

Os estudos demonstraram haver forte correlação entre a competência social e o sucesso escolar, o ajustamento pessoal e social. Assim, a competência social constitui-se como um fator de proteção contra problemas emocionais e comportamentais, e desta forma, os projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.

A assertividade oferece às crianças a habilidade de se adequarem a um contexto. A aquisição dessa habilidade favorece a manutenção de outras habilidades, como a civilidade, o autocontrole e a expressividade emocional.

Com a assertividade a criança conquista a capacidade de defender os próprios direitos e de expressar sentimentos e crenças, de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os diretos das outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *