Avançar para o conteúdo

A importância de desenvolver a assertividade

  • por

A aquisição de habilidades sociais, como a assertividade, inicia-se na infância sendo esta um período decisivo para a aprendizagem de habilidades sociais ,embora a  aquisição destas skils se dê maioritariamente em contexto com pais ,irmãos  pais e filhos, irmãos também se verifica em contexto escolar com colegas de escola, amigos, e professores.

Os estudos demonstraram haver forte correlação entre competência social e sucesso escolar, ajustamento pessoal e social, constituindo assim a competência social como importante fator de proteção de problemas emocionais e comportamentais, desta forma, projetos destinados à promoção de habilidades sociais na infância atuam na prevenção de problemas futuros.

A assertividade oferece às crianças a habilidade de se adequarem a um contexto. A aquisição dessa habilidade favorece a manutenção de outras habilidades, como a civilidade, o autocontrole e a expressividade emocional.

Com a assertividade a criança conquista a capacidade de defender os próprios direitos e de expressar sentimentos e crenças, de forma honesta, direta e apropriada, sem violar os diretos das outras pessoas.