Julho 4, 2017

Metodologia

Na AdF disponibilizamos sessões de tutoria comportamental através dos nossos voluntários. Uma vez por semana, o aluno tem uma sessão de 1h30 onde realiza atividades com o tutor – que variam dependendo do diagnóstico realizado inicialmente, da sua idade e das suas dificuldades.

Os alunos que fazem parte do programa são selecionados pela escola e pela AdF, em conjunto, tendo em conta o seu perfil e tipo de dificuldades. A cada aluno é atribuído um tutor voluntário, que funciona como um coach para o mesmo – ajudando-o a melhorar a sua autoestima, motivação, assertividade e métodos de estudo.

A premissa é simples: acreditamos que através do desenvolvimento pessoal e o apoio personalizado ao aluno, o sucesso escolar é algo que surge como consequência natural. Ou seja, através do desenvolvimento de competências comportamentais, o aluno conseguirá melhorar o seu aproveitamento escolar.

Nesse sentido, o sucesso desta ideia advém do laço de confiança que se cria entre aluno e tutor. Este laço só existe quando há um compromisso, daí ser essencial realçar a importância do voluntariado ser mantido ao longo de todo o ano letivo.

O Boletim do Sucesso

O BdS é um caderno utilizado nas sessões, onde o aluno, em conjunto com o seu tutor, regista as suas pequenas e grandes vitórias da semana, como um diário. O objetivo é acompanhar o crescimento do aluno e incentivá-lo a olhar para os acontecimentos do dia-a-dia de outra forma.

Uma das formas de ajudar é oferecendo um BdS, fazendo uma doação, o que garante que uma criança é ajudada durante um ano letivo.