Um dos grandes desafios de pais, professores, escolas é motivar as crianças para o estudo, interiorizando-se a ideia de que crianças motivadas aprendem melhor. Um aspeto que é fundamental ter em conta é que estas se sentem mais motivadas quando são colocadas perante desafios, visto que para qualquer criança, um desafio é visto como a força que a leva a correr até à meta.
É ainda possível identificar algumas características comuns em crianças motivadas, como a persistência, gosto pelo desafio, curiosidade, entusiasmo pelas atividades e autonomia.
Assim sendo, é muito importante que os adultos com quem as crianças interagem sigam algumas estratégias que contribuirão em grande medida para que estas se sintam motivadas:
- demonstrar que acreditam nelas
- encorajar (expressando palavras de apreço, e valorizando cada pequeno sucesso da criança)
- incentivar (não “comprar” as crianças com brinquedos, mas sim criar sistemas de recompensas e de incentivos pelo seu esforço, através da atenção/disponibilidade do adulto)
- ser criativo (criando jogos e estratégias apelativas)
- dialogar bastante (é importante explicar de forma assertiva o que é esperado da criança, o que podemos dar à criança, como podemos ajudar, mas também o facto de não podermos retirar a autonomia à criança)
- dar exemplos práticos (fornecendo à criança informações sobre a utilidade dos conteúdos que aprende na escola, por exemplo o porquê da importância de saber fazer contas ou ler/escrever)
- dar autonomia à criança deixando que esta se autoavalie, de forma a perceber se se sente mais motivada ou não.